sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tecnologia Aplicada ao Ensino - Aula I

Aprender para ensinar
O objetivo deste módulo é iniciar a reflexão sobre a necessidade de termos um profissional da educação mais qualificado. Começaremos por algumas tomadas de consciência, sobretudo no que se refere ao que se espera desse profissional. Que perfil se busca desse educador, hoje, inserido no contexto tecnológico? 
... aprender é uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico do que meramente repetir a lição dada. Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e a aventura do espírito. (Freire, P.) 
Caro aluno, a Educação hoje abre foco direto na qualificação do professor, isso é fato. Se pensarmos na história da evolução da educação brasileira, veremos que ela começou a mudar nos últimos anos.
Com essas mudanças, levou-se também o professor a uma nova etapa na Educação. Na era da informação e das tecnologias vê-se a necessidade de aperfeiçoar o trabalho docente. Assim, o pensamento de ordem é: Melhorar a qualidade do ensino com o investimento na formação do professor.
A formação superior é hoje uma exigência da LDB, então a corrida é grande pela qualificação adequada. Ações para melhorar a performance do professor não faltam: programas de formação continuada, estratégias de capacitação, definição de diretrizes para os cursos de licenciatura, são algumas delas. Dessa forma, produzir qualidade está ligado ao aprimoramento do humano no quadro da Educação.
 Só de teoria o ensino já não sobrevive mais. Quando é que aliaremos realmente a teoria à prática?
Mobilizando teorias para praticar!
Aprender teorias é para si, professor! Mobilizar essas teorias para a transformação delas na sua utilização imediata no cotidiano para a solução de problemas, aí está a tarefa do professor junto aos alunos. Ao aluno não interessa a teoria hard, mas como aplicá-la em situações imediatas.
Como fazer?

Sendo pesquisador da área, estudando, ampliando conhecimentos, não se contentando em conhecer somente para reproduzi-lo na prova, caso você o esteja estudando, mas estudá-lo para saber como funciona! 
Um “detalhe” importante em tudo isso:
Quando falamos em desenvolver formação num curso superior, formação continuada, aperfeiçoar conhecimentos, não falamos somente em fazer simplesmente uma única graduação. Hoje a formação deve ser mais ampla na área da educação, por isso ir à luta é um indicador de sucesso e previsão de aumento no salário. Capacitação é sinônimo de realização profissional e dinheiro. Investir no aprimoramento pessoal é fundamental: planejar fazer curso de línguas, curso de informática, pesquisar os cursos oferecidos na internet, fazer uma pós-graduação é abrir o leque de possibilidades de encontrar e manter-se numa instituição onde se tenha por objetivo acompanhar as mudanças que o roteiro da educação brasileira hoje propõe.
O interesse pelos cursos a distância (EaD)
Sem dúvida o interesse pela educação a distância EaD aumenta para acompanhar a demanda de alunos que carecem de formação, assim, surge no cenário nacional uma maneira diferente de ensinar e aprender na carona do avanço tecnológico: as aulas em EaD (Educação a Distância).

O mestre
Para desenvolver esse perfil, o professor precisa buscar caminhos e na trilha sempre haverá pedras, assim a pergunta feita é: 
Qual é o caminho das pedras?
Melhorar o desempenho profissional!   
• Entender objetivamente suas deficiências fazendo uma autoanálise. Ao identificar essas dificuldades será mais fácil criar estratégias para diminuir o problema.
• Ficar ligado em cursos de extensão, aperfeiçoamento.
• Fazer pesquisas na área que você escolheu enriquecendo seu aporte teórico.
• Elaborar um diário de pesquisa escrevendo suas ideias num blog, ou num arquivo no seu computador, isso irá ajudá-lo a refletir e aprimorar suas ideias.
• Criar um grupo de estudos com colegas que tenham mais ou menos os mesmos interesses por temas de estudos, promovendo blogs de discussão.
Melhora-se o desempenho pessoal com conhecimento, para tanto instrumentalizar-se no sentido de fazer arquivos de pesquisa e estudo sobre um determinado assunto, conhecer os cursos que trazem esse aperfeiçoamento, conhecer as bases tecnológicas ligadas ao ensino são questões iniciais para obter sucesso no cenário educacional atual.
Indicação de sites
Exemplo de diário de pesquisa: http://diariodepesquisa.blogspot.com/ 
Financiamento Estudantil (FIES): http://portal.mec.gov.br/sesu
Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede): www.unirede.br
Conselho Nacional de Educação, www.mec.gov.br/cne
Revista Nova Escola: www.ne.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário