Conceituação de
tecnologia educacional
O
objetivo desta aula é iniciar discussão sobre o conceito de tecnologia
educacional, a princípio, entender as diferenças entre educação e comunicação e
tecnologia e educação, Na sequência, entender o Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA) e identificar os requisitos básicos para ser um professor
EaD e um aluno EaD.
Conceituação de tecnologia educacional
Conceituar a Tecnologia Educacional nos faz
pensar que essas novas tecnologias educacionais nos levem a conceber:
- Novas formas de armazenar e distribuir
informação.
- Novos saberes.
- Novos meios de comunicação.
- Novas formas de ensinar.
- Novas formas de aprender.
Cada geração vivenciou e discutiu
a relação entre educação e tecnologia de um modo diferente. Imagine o todo da
sociedade. Imagine agora que dentro dessa sociedade temos de um lado a Educação
e do outro a Tecnologia como dois grandes círculos do conhecimento. Imagine
agora que esses círculos se sobreponham, mas não totalmente, é na intersecção
desses círculos, Educação e Tecnologia, que hoje ocorre o desenvolvimento
social e humano. Assim, compreender de que forma as novas tecnologias de
informação e comunicação contribuem para o processo e aperfeiçoamento do
ensino-aprendizagem nos levará a compreendermos também o processo que o homem
está inserido hoje em seu desenvolvimento humano com as tecnologias.
Hoje, quando se fala sobre
construção do conhecimento, estamos falando sobre integração de dois campos
culturais: a educação e a comunicação. Cada um desses campos apresenta grupos
de interesses com propósitos contraditórios, são eles: “a família, a escola e a
Igreja, inúmeras empresas produtoras e distribuidoras de bens culturais: os
sistemas de mídia.” (BELLONI, 1992 - 1994).
Educação e a comunicação são
importantes no processo de construção do conhecimento e de transmissão da
cultura, são agentes e instituições que se defrontam buscando apropriarem-se do
capital simbólico e específico de cada um deles.
No Brasil, a trajetória desses
dois campos culturais é bem diferente. Na comunicação os envolvidos diretos
estão nas instâncias privadas e as inovações tecnológicas são rapidamente
absorvidas e incorporadas.
No setor público, os envolvidos
são aqueles ligados ao Estado, que sofrem com investimentos insuficientes que
resistem às mudanças e incorporação de novas tecnologias.
O paradoxo que vemos entre o
privado e o público é gritante, pois enquanto no setor privado as mídias
invadem o cotidiano da comunicação, no mundo dos negócios, “onde 30 segundos de
publicidade podem valer o salário de dez mil professores” (BELLONI, 1994),
a escola vive uma crise até mesmo de auto-estima, pois se vê diante da
complexidade de conhecer, e aplicar as novas tecnologias que o setor privado
triunfante já incorpora, com facilidade, há tempos. A escola tem um público, as
crianças, acostumadas às tecnologias, porém não consegue, ela própria,
integrar-se a essa tecnologia de forma a colocá-las a serviço da educação de
modo eficiente e crítico.
Tecnologia e
comunicação
Esse campo é também cultural e
cresce com o mercado globalizado. Sua característica é o uso crescente dos
meios tecnológicos de transmissão de informação e preenchem diferentes funções:
ideológicas, informativas, de entretenimento, cognitivas etc.
Quando as
mídias cumprem com eficiência essas funções, penetram e interferem no
comportamento das instituições: as telenovelas invadem a moral e os costumes
das famílias provocando algumas mudanças de comportamento ou reflexões, assim
como os desenhos animados. Nesse aspecto a escola não consegue lidar com as
mensagens e as linguagens provenientes da mídia.
Tecnologia e
educação
A criança está inserida num ambiente altamente técnico, com mídias que
trabalham a mente e o imaginário. A educação tem um sério desafio, porque
precisa constituir-se como intermediária entre educação e tecnologia, além
disso, assegurar o acesso às novas tecnologias, preparar essas gerações para a
mobilização desses recursos técnicos formando cidadãos livres, sujeitos do seu
processo educativo, além da identificação do papel de pesquisadores que alunos
e professores devem assumir.
Distância?
Que distância?
Estudar via internet é
alternativa para quem mora longe dos grandes centros ou não consegue seguir os
horários tradicionais das universidades.
De acordo com o ABRAEAD 2008
(Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância) “Depois da
proliferação de MBAs (Master in Business Administration) pelas salas de aula em
todo o Brasil, esses cursos começam agora a se multiplicar em outro ambiente: o
virtual.” Em um ano a oferta dese tipo de pós-graduação a distância triplicou.
Segundo o ABRAEAD 2008, os dados mais recentes mostram que, em 2006, 11 MBAs
eram oferecidos pela internet; em 2007, 36. Nesse mesmo período, o número de
cursos lato sensu
passou de 246 para 404 – um aumento de 64%.
De acordo com a Abed (Associação
brasileira de educação a distância), são mais de 889 cursos EaD credenciados,
sem contar os livres, que não precisam de aval do Ministério da Educação (MEC)
para funcionar. Só os lato
sensu regulamentados somam 246.
A Educação a Distância existe a
cerca de dez anos. Nesse caso, os alunos participam e contribuem nos chats,
fóruns e tiram dúvidas por e-mail. A interação com o professor pode se dar
também por intermédio da webcam.
Ambiente
virtual de aprendizagem (AVA).
Para a aprendizagem a distância,
foram criados os Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que são tecnologias
digitais, em que são disponibilizados recursos, que serão diferentes de acordo
com cada ambiente, com o objetivo de fazer mediação e gerenciamento da EaD.
Para Silva (2003, p.62), o AVA é a sala de aula no ciberespaço:
O
ambiente virtual de aprendizagem é a sala de aula online. É composto de
interfaces ou ferramentas decisivas para a construção da interatividade e da
aprendizagem. Ele acomoda o web-roteiro com sua trama de conteúdos e atividades
propostos pelo professor, bem como acolhe a atuação dos alunos e do professor,
seja individualmente, seja colaborativamente.
Esses sistemas são mais um desmembramento das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC). Os Ambientes Virtuais são disponibilizados por meio
do acesso à Internet e em sua interface gráfica são oferecidas ferramentas de
comunicações simultâneas e não-simultâneas. Principais vantagens de um curso em
EaD:
B• Estudar em universidades
distantes de casa.
B• Planejar o próprio horário.
B• Interagir com o professor por
meio de e-mail, programas de mensagens instantâneas (MSN), chats e fóruns.
Requisitos para ser um bom aluno EaD
B• Conhecer informática.
B• Ser disciplinado para estudar
sozinho.
B• Planejar a rotina para
participar das discussões com os demais alunos.
Requisitos para ser um bom professor EaD
O que diz a legislação?
Não é preciso dizer que para
lecionar em EaD é essencial conhecer a tecnologia que será utilizada.
Atualmente o Ministério da Educação (MEC) não dispõe de parâmetros oficiais
para a formação de educadores a distância, porém, entende-se que as mesmas
exigências feitas para quem leciona no ensino presencial valem para o EaD. Para
atuar graduação é necessário ter mestrado na área, quem for assumir turma na
pós-graduação, deverá ser mestre ou doutor.
Algumas características são bem-vindas para os
educadores que pretendem entrar na “sala virtual”:
- Conhecer bem a tecnologia.
- Ter domínio de tecnologia específica para
educação a distância.
- Facilidade de se comunicar com os alunos.
- Ser bom professor presencial resulta, muitas
vezes, em ser bom professor a distância.
- Planejar bem as estratégias que utilizará
para evitar evasão de alunos.
- Seria bom que todo educador em EaD passasse
antes pela experiência de ser aluno em EaD.
- Entender as proximidades e distâncias que
realmente importam em Educação a Distância, sobretudo as relações de
comunicação e afetivas.
Indicação de sites
Links sobre Tecnologias Educacionais: http://www.ced.ufsc.br/links/tecedu.html
Você encontrará nessa página reunião de links com artigos,
trabalhos, portais interessantes sobre Tecnologia Educacional do Centro de
Ciências da Educação da UFSC.
Comunidade de Discussão: www.orkut.com/community.aspx?cmm=47403
Currículos on-line de pesquisadores de todas as áreas Plataforma
Lattes: lattes.cnpq.br
Secretaria de Educação a Distância do MEC: portal.mec.gov.br/seed
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