sábado, 12 de novembro de 2011

Produção de Texto sobre Pedagogia de Projetos

É uma nova prática de ensina e aprender: o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar, e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento; enquanto o professor deixa de ser aquele que ensina para ser um mediador na reconstrução do conhecimento, para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo.
O aluno tem uma caminhada, um universo cognitivo e afetivo, tem sua cultura, história e contexto de vida, e portanto um processo particular de aprendizagem; Já o professor precisa ter clareza de sua intencionalidade pedagógica e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno para garantir que os conceitos sejam compreendidos e sistematizados pelos alunos.
Trabalhar por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem: Não é uma metodologia, envolve a realidade de sala de aula e do contexto escolar. Existem três aspectos fundamentais a serem observados para trabalhar com projetos:
a)    Possibilidade de desenvolvimento dos alunos;
b)    Dinâmicas sócias do contexto em que atua; e
c)    Possibilidade de mediação pedagógica.
A Pedagogia de Projetos pode promover a interação das diversas áreas do conhecimento, porém a limitação está na aula de 50 minutos e grade curricular seqüencial;
Trabalhar com Projetos exige articulações interdisciplinares que implicam aprendizagens que extrapolam o tempo da aula e o espaço físico da sala de aula e da escola.
Quando o Projeto de Gestão da Escola está articulado com o projeto de sala de aula do professor, que por sua vez visa promover o desenvolvimento de projetos que tratem de problemáticas de interesse do aluno, integrando as diversas áreas do conhecimento e comunidade escolar, o processo ensino-aprendizagem por ação dos diversos protagonistas envolvidos terá uma nova escola com uma nova prática pedagógica e por conseguinte uma aprendizagem para a vida.
Conceito de Projeto:
A palavra origina-se do latim projectus, que significa algo lançado para frente. Tem que estar claro que o projeto do professor deve viabilizar situações que propiciem aos alunos desenvolverem seus próprios projetos.
Projeto não é uma atividade proposta pelo professor com tema dirigido resultando numa apresentação de trabalho. Projeto é uma problemática que necessita ser investigada, utilizando-se das diferentes áreas do conhecimento, com potencial possibilidade de construção de novos saberes.
Considerações Finais:
O avanço vertiginoso da tecnologia pressupõe que o professor necessite operacionalizar os mais diversos recursos tecnológicos, porém a exigência maior está na capacidade de desenvolver novas práticas de ensinar e aprender. Alguns conteúdos curriculares não são possíveis de serem abordados na forma de projetos, exigindo outras estratégias pedagógicas, é preciso ter abertura e flexibilidade pra relativizar o processo de ensino-aprendizagem.

Ref.: Maria  Elizabett Brisola Prado; Fernandes Meira e Silvana Meira

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