Planejamento:
conceitos, importância de planejar e elementos do planejamento
Esta
aula tem por objetivo levar o aluno a compreender o conceito de planejamento,
bem como sua importância para a eficácia do processo ensino e aprendizagem,
além de levá-lo também a identificar os elementos que compõem o planejamento e
a relação entre os mesmos.
Planejamento
Prezados alunos, a partir de
um texto de Paulo Freire, tentaremos compreender o conceito de planejamento e
sua importância em todos os campos da atividade humana.
Considerando
o texto de Paulo Freire, podemos afirmar que planejar é analisar, estudar o
problema e assumir uma atitude crítica visando solucioná-lo.
É,
portanto, um processo que exige o diagnóstico da realidade, sua análise e uma
ação com base na definição de objetivos a serem alcançados. Foi o que fizeram
os personagens do texto acima citado. Diagnosticaram o problema, analisaram-no
e tomaram a decisão com base nas informações coletadas.
Segundo
Gandim (1983, p. 19-20) planejar é:
• Transformar a realidade numa direção escolhida.
• Organizar a própria ação.
• Agir racionalmente.
• Implantar um processo de intervenção na realidade.
Conclui-se,
portanto, que planejar é organizar o que fazemos, executar o que ficou definido
e avaliar, observando se o que foi executado vai de encontro aos objetivos
propostos.
Planejar
é, pois, um processo de tomada de decisões sobre alternativas de ação
possíveis, visando à melhoria da realidade observada. Abrange, portanto, quatro
etapas:
• Diagnóstico da realidade.
• Elaboração de um plano de intervenção.
• Execução do plano.
• Avaliação e correções do Plano de Ação.
Elementos do
planejamento de ensino
Vimos que
a análise da realidade, a elaboração do plano, sua execução e avaliação, tendo
como parâmetro os objetivos propostos, compõem as etapas do planejamento.
Mas vejam, se considerarmos
o planejamento no processo educativo, há que se perguntar:
• Para
qual sociedade estamos educando, qual momento histórico?
• Quais
concepções de homem e sociedade temos?
Para
Masetto (1997, p. 76), “o ato de planejar é uma atividade intencional. (...)
Ele torna presentes e explícitos nossos valores, crenças; como vemos o homem; o
que pensamos da educação, do mundo, da sociedade.”É a explicitação da crença
política do professor, sua visão de mundo, seu conceito de educação.
Só assim o planejamento será não só eficiente – bem executado –, mas eficaz, ou seja, possibilitará fazer as coisas que de fato precisam ser feitas, porque são socialmente necessárias.
Diante
do exposto, serão agora apresentados os componentes básicos do planejamento de
ensino.
Objetivos
Responde
à pergunta: o que queremos alcançar?
É
a descrição clara do que pretendemos atingir a partir de nossa ação. É
fundamental a descrição de objetivos relevantes, essenciais às aprendizagens
futuras dos alunos.
Segundo
Libâneo (1994, p. 120-21), os objetivos educacionais têm pelo menos três
referências para sua formulação:
• Os valores e ideais proclamados na legislação
educacional.
• Os conteúdos básicos das ciências.
• As necessidades e expectativas de formação cultural
exigidas pela população majoritária da sociedade.
Ainda
de acordo com Libâneo (1994, p. 121), “o professor precisa avaliar a
pertinência dos objetivos (...) propostos pelo sistema escolar oficial,
verificando em que medida atendem as exigências de democratização política e
social”. Há que se considerar, ainda, os desejos, os anseios dos alunos e as
suas experiências extra-escolares.
Nesse sentido, é importante observar a existência de dois tipos de objetivos:
Nesse sentido, é importante observar a existência de dois tipos de objetivos:
1. Objetivos gerais
Segundo
Masetto (1997, p. 88), os objetivos gerais “são aqueles mais amplos e mais
complexos, que poderão ser alcançados, por exemplo, ao final do Ensino
Fundamental ou Ensino Médio, ao final de uma série, incluindo o crescimento
esperado nas diversas áreas de aprendizagem”.
Haidt
(1999, p. 114) complementa esse conceito dizendo que os objetivos gerais devem
estar “previstos para um determinado grau ou ciclo, uma escola, ou uma certa
área de estudos, e que serão alcançados a longo prazo”.
Os Objetivos gerais devem, portanto, sugerir as direções para onde o desenvolvimento do aluno deve ser orientado.
Visando a melhor compreensão dos conceitos acima expostos, seguem alguns exemplos:
Os Objetivos gerais devem, portanto, sugerir as direções para onde o desenvolvimento do aluno deve ser orientado.
Visando a melhor compreensão dos conceitos acima expostos, seguem alguns exemplos:
• Formar indivíduos conscientes de sua
responsabilidade social.
• Possibilitar o pleno desenvolvimento do educando, de
suas potencialidades.
2. Objetivos específicos
Objetivo
específico nada mais é do que a operacionalização do objetivo geral. É a
descrição do comportamento que o aluno deverá adquirir ao final de uma
atividade educativa que lhe é proposta.
Libanêo
(1994, p. 122) nos diz que “os objetivos específicos de ensino determinam
exigências e resultados esperados da atividade dos alunos, referentes a
conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções cuja aquisição e
desenvolvimento ocorrem no processo de transmissão e assimilação ativa das
matérias de estudo”.
Complementando
essa definição, Masetto afirma (1997, p. 88) que os objetivos específicos
“referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor
tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula ou de uma
unidade de trabalho e, em geral, explicitam desempenhos observáveis”.
Como
exemplo temos:
• Redigir um texto sobre um assunto discutido em sala
de aula.
• Usar, na resolução de problemas matemáticos, a
fórmula para calcular a área de uma circunferência.
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