O diário de pesquisa
ou diário de leituras é um texto produzido em primeira pessoa onde não há
preocupação com o destinatário ou a organização textual, é uma escrita livre, descontraída,
subjetiva com relação ao texto lido.
Durante a escrita o
leitor registra partes do texto que achou relevantes, concorda com o ponto de
vista do autor, ou discorda, sintetiza ou parafraseia para confirmar o seu
entendimento e produzir conhecimento, questiona o autor ao se deparar com
trechos ou palavras que desconheça ou não compreenda, pede explicação ao autor,
acrescenta à leitura experiências vividas ou assuntos relacionados, emite
avaliações positivas ou negativas sobre o título, o tema ou qualquer outro
trecho que tenha gostado ou não, são todos esses atos que podemos registrar
durante a escrita diarista de um texto lido.
Diante dessas
características, podemos deduzir que o Diário de Leituras poderá ser um instrumento
importante no contexto universitário, pois propiciará ao aluno efetuar uma leitura
interativa, desenvolver as capacidades leitoras necessárias para que se torne
um leitor experiente, além disso, produzir conhecimento a partir desses
diversos diálogos com o texto durante o registro da leitura.
A atividade de
leitura desenvolvida com o gênero Diário de Leituras, orienta uma ação de linguagem
que possibilita a construção de significados dos textos lidos, para o
desenvolvimento das capacidades leitoras dos sujeitos envolvidos, os pontos
relevantes que devem ser observados durante a atividade com leituras.
Você pode escolher vários
suportes para escrever seu diário de pesquisa: cadernos, fichas, arquivos ou
arquivos no computador, weblogs etc. Assim, o diário de pesquisa é um valioso
registro do seu percurso de pesquisa utilizando o suporte mais imediato que você
tenha. Vale lembrar que o diário de pesquisa é um instrumento de estudo em que
poderemos: registrar conhecimentos, novas descobertas, fazer reflexões
escritas, trocar informações, avaliar nosso próprio desempenho.
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