quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O que é um diário de pesquisa?


O diário de pesquisa ou diário de leituras é um texto produzido em primeira pessoa onde não há preocupação com o destinatário ou a organização textual, é uma escrita livre, descontraída, subjetiva com relação ao texto lido.

Durante a escrita o leitor registra partes do texto que achou relevantes, concorda com o ponto de vista do autor, ou discorda, sintetiza ou parafraseia para confirmar o seu entendimento e produzir conhecimento, questiona o autor ao se deparar com trechos ou palavras que desconheça ou não compreenda, pede explicação ao autor, acrescenta à leitura experiências vividas ou assuntos relacionados, emite avaliações positivas ou negativas sobre o título, o tema ou qualquer outro trecho que tenha gostado ou não, são todos esses atos que podemos registrar durante a escrita diarista de um texto lido.

Diante dessas características, podemos deduzir que o Diário de Leituras poderá ser um instrumento importante no contexto universitário, pois propiciará ao aluno efetuar uma leitura interativa, desenvolver as capacidades leitoras necessárias para que se torne um leitor experiente, além disso, produzir conhecimento a partir desses diversos diálogos com o texto durante o registro da leitura.

A atividade de leitura desenvolvida com o gênero Diário de Leituras, orienta uma ação de linguagem que possibilita a construção de significados dos textos lidos, para o desenvolvimento das capacidades leitoras dos sujeitos envolvidos, os pontos relevantes que devem ser observados durante a atividade com leituras.

Você pode escolher vários suportes para escrever seu diário de pesquisa: cadernos, fichas, arquivos ou arquivos no computador, weblogs etc. Assim, o diário de pesquisa é um valioso registro do seu percurso de pesquisa utilizando o suporte mais imediato que você tenha. Vale lembrar que o diário de pesquisa é um instrumento de estudo em que poderemos: registrar conhecimentos, novas descobertas, fazer reflexões escritas, trocar informações, avaliar nosso próprio desempenho.

CERVERA, Maria Christina S. F. O gênero diário de leituras como instrumento de desenvolvimento das capacidades leitoras nos universitários objetivando a criação de um diário de pesquisa para os trabalhos acadêmicos , 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário