quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tecnologia Aplicada ao Ensino - Aula IV


O que é tecnologia?

Esta aula tem como objetivo apresentar um exame dos recursos da tecnologia educacional e da possibilidade de utilização desses recursos no ensino superior.

Na aula anterior vimos o conceito de tecnologia educacional, nesta veremos o conceito de tecnologia no sentido mais amplo. Tecnologia é tudo aquilo que para o ser humano não é natural, aquilo que ele inventa para:


• Aumentar sua força física.
• Estender seus poderes de locomoção.
• Ampliar sua capacidade sensorial.
• Facilitar seu trabalho.
• Simplificar sua vida.
• Trazer-lhe prazer.


São tipos de tecnologia:

- Hardware (o físico): Artefatos; Equipamentos; Mecanismos.
- Software (o não material): Métodos, técnicas; Procedimentos; Notações.

São exemplos de tecnologias relevantes para a educação:

- Tecnologia Soft: a fala; a escrita; a lógica; o sistema numérico; os métodos de calcular; o método científico.
- Tecnologia Hard: o papel; a caneta e as tintas; a gráfica; palm top; máquinas de calcular; os computadores.

Construção cooperativa e colaborativa

A Internet favorece a construção cooperativa e colaborativa de todos os envolvidos. O trabalho entre alunos universitários e professores pode ser intensificado virtualmente, pesquisas podem ser feitas em tempo real com vários grupos até mesmo além dos muros da universidade, conhecendo outros grupos de pesquisa. Uma forma de trabalhar colaborativamente é criar uma página construída pelos alunos, onde eles irão colocando textos, endereços eletrônicos, cursos, as análises, as pesquisas, ampliando conhecimentos. Essas páginas também podem ser construídas individualmente, já estudamos isso na primeira aula quando falamos sobre os diários de pesquisa elaborados em blogs.

Conheça o que a aprendizagem colaborativa apresenta:

- Ênfase – desenvolvimento de competências e habilidades.
- Foco – organização das competências e habilidades a serem desenvolvidas.
- Método – trabalho colaborativo com projetos transdisciplinares.
- Personagem principal – o aluno.
- Avaliação – acompanhamento e observação.
- Tecnologia principal – de comunicação.

Contexto da aprendizagem colaborativa:

- Os conceitos não têm definição precisa.
- Os fatos podem ser interpretados de várias maneiras.
- Componetes valorativos são fundamentais.
- O conhecimento é pouco estruturado.
- As possibilidades de divergências são muitas.

Áreas que têm privilegiado a aprendizagem colaborativa:

- Humanidades e Artes.
- Filosofia.
- Ciências Humanas.
- Treinamento empresarial, especialmente o voltado para executivos, envolvendo por exemplo: negociação, resolução de conflitos, tomada de decisão, etc.

Tecnologias para Educação a Distância

Tradicionais:  Material impresso (livros, revistas, jornais etc.).
Recentes:  Rádio; TV aberta e fechada, vídeo conferências. Fitas e discos (áudio e disco).
Bem recentes: Computadores (disquetes e CD-ROMs). Computadores em rede (vídeo-conferência e Web).  E-mail, fóruns, blogs, chats etc.

Propostas de utilização das tecnologias no ensino: técnicas e possibilidades

O vídeo é um recurso tecnológico importante e apresenta várias formas de uso.


Vídeo como SENSIBILIZAÇÃO

• Escolha um bom vídeo para introduzir um novo assunto, de forma a despertar a curiosidade e motivar os alunos para os temas.  

Vídeo como ILUSTRAÇÃO

Utilizar o vídeo como forma de ilustrar o que se fala em sala de aula é vantajoso, pois torna vivo um conhecimento. Ex.: Um vídeo que apresente outras realidades culturais diferentes das dos alunos.  

Vídeo como SIMULAÇÃO

Esses vídeos são mais específicos e podem simular experiências de química ou mostrar o crescimento acelerado de uma planta, o desenvolvimento acelerado de um inseto, fenômenos meteorológicos etc.  

Vídeo como CONTEÚDO DE ENSINO

Há vários vídeos que abordam os assuntos a serem trabalhados em todos os níveis. Esses assuntos podem ser tratados de forma:

• direta – quando informam sobre um assunto orientando sua interpretação.
• indireta – quando mostram um tema permitindo abordagens interdisciplinares.

Vídeo como PRODUÇÃO

Produzir hoje um material em vídeo é quase tão importante quanto produzir um material impresso, uma apostila, por exemplo. Isso facilita o trabalho do professor. Assim, para criar um material em vídeo, o professor deve:

documentar o que é mais importante para o seu trabalho: registros de eventos, aulas, estudos, entrevistas, depoimentos etc.  
• gravar o material em audiovisual para não depender sempre do empréstimo ou aluguel dos mesmos programas sempre que precisar. 
• interferir no material – modificar um determinado programa: acrescentar-lhe nova trilha sonora ou editar o material, introduzindo novas cenas, dar-lhe um novo significado. O professor deve perder o medo de modificar um texto visual ou verbal e acrescentar a ele novas interpretações, contextualizando-o para que estejam mais próximos da realidade dos seus alunos.  



Videoespelho ou autoconfrontação por vídeo

Autoconfrontar-se em vídeo, ou vídeoespelho é uma experiência interessante e de grande utilidade para alunos e professores, para que possam examinar sua comunicação, suas qualidades e defeitos. Ao nos vermos na tela podemos tentar nos compreender, descobrir a linguagem corporal, os gestos com objetivo de fazer análise do grupo, dos papéis de cada um etc.



Vídeo como INTEGRAÇÃO/SUPORTE de outras mídias

• Gravar em vídeo programas de tevê, alugar filmes de longa metragem para iniciar no aluno a linguagem audiovisual. 
• Vídeo interagindo com outras mídias como o computador, o CD-ROM,  com os videogames, com a Internet.


Outras possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos no ensino

Dinâmica com exibição de filme:

Antes da exibição

• Informe somente aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios...).

• Não interprete o filme antes da exibição, não pré-julgue (para que cada um possa fazer a sua leitura).

• Cheque o vídeo antes: conheçao, veja a qualidade da cópia.

• Deixe-o no ponto antes da exibição.

• Cheque o som, o canal de exibição.

Durante a exibição

• Anote as cenas mais importantes.
• Observe as reações do grupo.

Dinâmicas de análise


Análise em conjunto

• Análise inicial e geral, pelo grupo, das cenas mais importantes.



Análise globalizante

Perguntas que orientarão a análise:



• Aspectos positivos do vídeo.
• Aspectos negativos.
• Ideias principais que passa.
• O que eles mudariam nesse vídeo.



Análise Concentrada

Escolher uma das cenas marcantes e fazer análise a partir das perguntas:



• O que chama mais a atenção (imagem/som/palavra).
• O que dizem as cenas (significados).
• Consequências, aplicações (para a nossa vida, para o grupo).


Divisão de tarefas

Antes da exibição, escolher alguns alunos que desenvolverão tarefas:


• O contador de cenas (descrição sumária, por um ou mais alunos).
• O que anota as palavras-chave.
• O que anota as imagens mais significativas.
• O que caracteriza os personagens. 
• O que interpreta a música e efeitos. 
• O que interpreta as mudanças acontecidas na narrativa.


Depois, exibem-se os resultados.

Análise da linguagem

• Que tipo de história é narrada?
• Como é narrada?
• Que papéis sociais representam os personagens?
• Que modelo de sociedade é apresentado?
• Qual a ideologia que se pode observar na história?

Jornal televisivo e jornal impresso

As análises das informações ajudam professores e alunos a perceberem as possibilidades e limites da televisão e do jornal como meio informativo. Fazer análise do jornal impresso, confrontando com o jornal televisivo é um meio interessante de observação da forma como a informação é veiculada, quais são os elementos linguísticos envolvidos no discurso.

Pode-se fazer uma análise de um jornal televisivo e de dois jornais impressos da mesma época, com as mesmas informações veiculadas.

Questões para análise do telejornal

• Que notícia mobilizou tanto o jornal televisivo e o jornal impresso?
• Que tipo de linguagem utilizou o jornal televisivo para informar tal notícia?
• Que tipo de linguagem utilizou o jornal impresso para informar tal notícia?
• Percebe-se algum desvio na informação (omissão de fatos, distorções etc.)?
• Percebe-se a ideologia do jornal pela forma como o ele veicula a notícia, tanto televisivo como impresso?


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