Sabemos
que o tema AVALIAÇÃO tem sido ultimamente muito debatido nos meios acadêmicos e
científicos. Pergunto: Quais as características da avaliação, o que avaliar e
como avaliar? OBSERVAÇÃO: SEMPRE CITE AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE ONDE
VOCÊ BASEOU SUA RESPOSTA NOS MOLDES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
(ABNT). FAÇA SEMPRE A CORREÇÃO DOS SEUS TEXTOS QUANDO ENVIAREM PARA O
PROFESSOR. FIQUE ATENTO AO PRAZO DE ENTREGA DA ATIVIDADE.
A avaliação educacional é uma tarefa didática necessária
e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do
processo de ensino e aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os
resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos,
conforme os objectivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e
orientar o trabalho para as correcções necessárias. A avaliação insere-se não
só nas funções didáticas, mas também na própria dinâmica e estrutura do
Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA).
A avaliação é um elemento muito importante no Processo de
Ensino e Aprendizagem, porque é através dela que se consegue fazer uma análise
dos conteúdos tratados num dado capítulo ou unidade temática. A avaliação
reflete sobre o nível do trabalho do professor com o do aluno, por isso a sua
realização não deve apenas culminar com atribuição de notas aos alunos, mas sim
deve ser utilizada como um instrumento de coleta de dados sobre o
aproveitamento dos alunos. Esta, porém, determina o grau da assimilação dos
conceitos e das técnicas/normas; ajudam o professor a melhorar a sua
metodologia de trabalho, também ajuda os alunos a desenvolverem a autoconfiança
na aprendizagem; determina o grau de assimilação dos conceitos.
A motivação do docente no ensino e a sua adequada
formação deve dar o direito de comunicar ou se expressar, representando algo
que seja para a criança se comunicar a partir do vocabulário formal a partir de
uma linguagem "normalizada" determinada pela sua evolução mental, com
capacidades para descobrir, investigar, experimentar, aprender e fazer,
aprofundando os seus conhecimentos no domínio da natureza e da sociedade.
Conceito
Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi, citado por
LIBÂNEO (1991; p196) "a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados
relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar
decisões sobre o seu trabalho."
Para GOLIAS (1995; p90) a avaliação é "entendida
como um processo dinâmico, continuo e sistemático que acompanha o desenrolar do
ato educativo".
Para PILETTII (1986; p190) "avaliação é um processo
contínuo de pesquisas que visa a interpretar os conhecimentos, habilidades e
atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento dos
alunos, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre
alternativas de planificação do trabalho e da escola como um todo"
LIBÂNEO (1991; p196) define "avaliação como um
componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação
dos resultados obtidos, a determinar a correspondência destes com os objetivos
propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades
didáticas seguintes".
NÉRICI (1985; p449) "relaciona avaliação com a
verificação de aprendizagem pois, para ele, a avaliação é o processo de
atribuir valores ou notas aos resultados obtidos na verificação da
aprendizagem".
Objetivos da avaliação
Qualquer atividade que realizamos no dia a dia
realizamo-lo com um certo objetivo, tal como outras atividades. Educar tem em
vista determinados objectivos, que permitam o desenvolvimento do indivíduo como
um todo; no domínio cognitivo, afectivo e psicomotor.
Num processo de avaliação são definidos objetivos
específicos (componente interna) que correspondem a atividade que se deve
observar na avaliação. Por exemplo na 8ª classe na disciplina de Desenho
Técnico, o professor antes de elaborar um teste de desenho, primeiro deve
definir os objetivos do que se espera relevantes aos objetivos gerais, onde os
objetivos específicos podem ser expressos através de verbos restritos e
operacionais, tais como:
• Traçar
retas paralelas utilizando régua e esquadro;
• Dividir
circunferências em 8 partes iguais.
A avaliação só é possível através de um bom planejamento.
Sempre que o professor avalia o discente, necessita replanejar as aulas e usar
novos métodos pedagógicos, dependendo das dificuldades apresentadas pelos
alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.
Importância da avaliação
A importância da avaliação reside na sua função social e
pedagógica. A avaliação tem a função diagnostica psico-pedagógica e didática.
Diagnóstica - identifica as dificuldades do aluno e os
conhecimentos prévios. Ajuda ao professor a constatar as falhas no seu trabalho
e a decidir a passagem ou não para uma nova unidade temática. Também ajuda o
aluno a realizar um esforço de sinetes das diferentes partes do programa do
ensino, criar hábitos de trabalho independente e consciencializar o grau
consecutivo dos objetivos atingidos após um período de trabalho.
Pedagogico-Didáctica – refere-se ao papel da avaliação no
cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar. Permite um
reajustamento com vista à processução dos objetivos pedagógicos pretendidos, ao
mesmo tempo favorece uma atitude mais responsável do aluno em relação ao
estudo, assumindo-o como um dever social; contribui para a avaliação para
correção de erros de conhecimentos e habilidades e o desenvolvimento de
capacidades cognitivas.
Função de Controle - controla o PEA, exigindo mais dos
professores, pois a observação visa a investigar, identificar os fatores do
ensino, fazendo com que o professor se adapte aos diferentes comportamentos dos
alunos. Permite que haja um controle contínuo e sistemático no processo de
interação professor - alunos no decorrer das aulas.
Características da avaliação educacional
• Reflete a
unidade: objetivo/conteúdo/método: o aluno precisa saber para o que estão
trabalhando e no que estão sendo avaliados e quais serão os métodos utilizados.
• Revisão
do plano de ensino: ajuda a tornar mais claro os objetivos que se quer atingir,
onde o professor à medida que vai ministrando os conteúdos vai elucidando novos
caminhos, ao observar os seus alunos, o que possibilitará tomar novas decisões
para as atividades subsequentes.
• Desenvolve
capacidades e habilidades: uma vez que o objetivo do processo ensino e
aprendizagem é que todos os alunos desenvolvam as suas capacidades físicas e
intelectuais, sua criticidade para a vida em sociedade
• Ser
objetiva: deve garantir e comprovar os conhecimentos realmente assimilados
pelos alunos, de acordo com os objetivos e os conteúdos trabalhados.
• Promove a
auto percepção do professor: permite ao professor responder questões como:
Os meus objectivos são claros? Os conteúdos são
acessíveis, significativos e bem dosados? Os métodos são os mais apropriados
aos meus "clientes"? Auxilio bem os que apresentam dificuldades de
aprendizado?
Tarefas da avaliação
Nos diversos momentos do PEA são tarefas da avaliação as
seguintes:
Conhecer o aluno
Pode-se orientar e guiar o aluno no processo educativo
avaliando-o, para melhor conhecer a sua personalidade, atitude, aptidões,
interesses e dificuldades, para estimular o sucesso de todos.
Verificar os ritmos de progresso do aluno
É a coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos
através de provas, exercícios ou de meios auxiliares, como observação do
desempenho e entrevista, para verificar se houve um progresso do aluno desde o
ponto de partida da aprendizagem até ao momento. O professor pode organizar um
caderno para anotar a progressão dos alunos em cada período.
Detectar as dificuldades de Aprendizagem
Ao avaliar, o professor pode detetar algumas dificuldades
dos alunos. Também pode apontar as dificuldades no mesmo caderno. Por exemplo,
o Carlos tem "problemas na representação do afastamento ou cota de um
ponto", escreve corretamente e conhece bem a Gramática. Este registo deve
ser acompanhado de modo a superar as dificuldades.
Orientar a aprendizagem
Os resultados obtidos pela avaliação devem ser utilizados
para corrigir, melhorar e completar o trabalho. Com base nesses resultados
deve, na medida do possível, adequar o ensino de forma que a aprendizagem se
torne mais fácil e eficaz.
Etapas da avaliação
Durante o PEA podemos encontrar as seguintes etapas:
• Determinar
o que vai ser avaliado;
• Estabelecer
os critérios e as condições para a avaliação;
• Selecionar
as técnicas e instrumentos de avaliação;
• Realizar
a aferição dos resultados.
Métodos de avaliação
Existem várias técnicas e instrumentos de avaliação:
• Para a
avaliação diagnostica, como técnica pode se utilizar o pré-teste, a ficha de
observação ou qualquer instrumento elaborado pelo professor para melhor controle.
• Para
avaliação Sumativa, encontramos os dois instrumentos mais utilizados que são as
provas objectivas e subjectivas. Para o caso concreto da disciplina de biologia
deve-se utilizar as provas objectivas, que se apresentam com maior clareza,
objetividade e precisão – são diretas.
• Para
avaliação formativa, temos como técnicas a observação de trabalhos, os
exercícios práticos, provas, etc.
Tipos de avaliação
Avaliação diagnóstica
Este tipo de avaliação realiza-se no início do curso, do
ano letivo, do semestre/ trimestre, da unidade ou de um novo tema e pretende
verificar o seguinte:
• Identificar
alunos com padrão aceitável de conhecimentos;
• Constata
deficiências em termos de pré-requisitos;
• Constata
particularidades
Avaliação formativa
Esta avaliação ocorre ao longo do ano lectivo. É através
desta avaliação que se faz o acompanhamento progressivo do aluno; ajuda o aluno
a desenvolver as capacidades cognitivas, ao mesmo tempo fornece informações
sobre o seu desempenho.
• Informa
sobre os objetivos se estão ou não a ser atingidos pelos alunos;
• Identifica
obstáculos que estão a comprometer a aprendizagem;
• Localiza
deficiência/dificuldades.
Avaliação somativa
Esta avaliação classifica os alunos no fim de um
semestre/trimestre, do curso, do ano letivo, segundo níveis de aproveitamento.
Tem a função classificadora (classificação final).
Tipos de testes
A verificação e a quantificação (avaliação) dos
resultados de aprendizagem no inicio, durante e no final das unidades visam a
sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os
alunos para que continuem se dedicando aos estudos. Sendo uma das funções da
avaliação determinar o quanto e em que nível de qualidade estão sendo atingidos
os resultados. Durante o desenvolvimento da aula acompanha-se o rendimento dos
alunos por meio de exercícios, estudos dirigidos, trabalhos em grupo,
observação do comportamento, conversas, recordação da matéria, são aplicadas
provas ou testes de aproveitamento.
Provas orais
Realizam-se na base do diálogo entre professor e o aluno,
obedecendo os seguintes critérios:
• Criar
condições favoráveis para que os alunos se sintam à vontade.
• Criar uma
conversa amigável com o aluno para que este se sinta à vontade.
• Feita a
pergunta, deve-se dar tempo para que esta seja objeto de reflexão.
• O
professor deve fazer perguntas claras precisas, diretas e formuladas de maneira
pensada.
Provas escritas
Estas provas podem ser usadas em qualquer aula no início
da aula seguinte para o professor certificar-se sobre o que o aluno aprendeu e
então, saber que rumo dar aos trabalhos da nova aula. Se é para repetir,
retificar ou prosseguir, dependendo da situação vivida no momento quando ao
saber, saber fazer e saber ser, estar nos alunos; por conseguinte, as provas
escritas frequentemente utilizadas são: ACS (Avaliação do Conhecimento
Somativo), ACP (Avaliação do Conhecimento Parcelado), ACF (Avaliação do
Conhecimento Formativo) e Exame Final, dependendo ainda delas a atribuição de
notas ou classificação, as quais vão determinar a aprovação e reprovação do
aluno.
Provas práticas
Neste tipo de prova o aluno é posto diante duma situação
problemática que há de ser resolvido por uma realização material, um
conhecimento de elementos visuais. Este tipo de provas é característico do
Desenho Técnico.
Critérios de avaliação
A avaliação deve obedecer os seguintes critérios:
• Tem que
ser benéfico;
• Deve ser
justo e uniforme;
• Deve ser
global;
• Deve ser
eficaz na produção e mudanças no comportamento;
• Deve
estar ao alcance dos alunos;
• O
processo de avaliação deve ser aberto;
• As
conclusões finais devem ter certa validade e longo prazo.
• Deve ser
praticável e não deve ser incómodo e inútil.
Os Critérios da escolha das Técnicas e Instrumentos de Avaliação
dependem:
• Dos
objetivos de avaliação;
• Dos
meios,
• Dos
conteúdos/complexidade da matéria;
• Tempo
disponível/duração;
• Número de
alunos na turma;
• O tipo do
aluno;
• A idade
dos alunos;
• As
condições da sala de aula.
Modelo tradicional e adequado da avaliação
Gadotti (1990 – Op. Cit.) diz que a avaliação é essencial
à educação, inerente e indissociável enquanto concebida como problematização,
questionamento, reflexão, sobre a ação. Entende-se que a avaliação não pode
morrer. Ela se faz necessária para que possamos refletir, questionar e
transformar nossas ações. O mito da avaliação é decorrente de sua caminhada
histórica, sendo que seus fantasmas ainda se apresentam como forma de controle
e de autoritarismo por diversas gerações. Acreditar em um processo avaliativo
mais eficaz é o mesmo que cumprir sua função didático-pedagógica de auxiliar e
melhorar o ensino/aprendizagem. A forma como se avalia, segundo Luckesi (2002),
é crucial para a concretização do projeto educacional. É ela que sinaliza aos
alunos o que o professor e a escola valorizam. O autor, na tabela da página a
seguir, traça uma comparação entre a concepção tradicional de avaliação com uma
mais adequada a objetivos contemporâneos, relacionando-as com as implicações de
sua adoção.
Comparação dos dois modelos de avaliação
Visão tradicional
• Ação
individual e competitiva
• Concepção
classificatória
• Apresenta
um fim em si mesma
• Postura
disciplinadora e diretiva do professor
• Privilégio
à memorização
• Pressupõe
a dependência do aluno.
Modelo adequado
• Ação
coletiva e consensual
• Concepção
investigativa e reflexiva
• Atua como
mecanismo de diagnóstico da situação
• Postura
cooperativa entre professor e aluno
• Privilégio
à compreensão
• Incentiva
a conquista da autonomia do aluno.
Bibliografia
• BORDENAVE,
Juan Dias & PEREIRA, A. Martins; Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
• FIRME, T.
P. (1994) Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro.
• GADOTTI,
M. Uma escola para todos os caminhos da autonomia escolar. Petrópolis: Vozes,
1991.
• LIBÂNEO,
José (1985); A Prática Pedagógica de Professores da Escola Pública. São Paulo.
• LUCKESI,
C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
• MINED,
regulamento geral do ensino básico. Maputo, 2003
• PILET,
Nelson (2000); Psicologia Educacional, Editora Ática, 17ª Edição, São Paulo
• Enciclopédia
Eletrônica Livre Wikipédia, Nov 2011
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