sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fórum III – Problemas e Planejamento Avaliativo


Diz-se que Thomas Edison fez mais de mil experimentos para chegar ao bem sucedido na descoberta da lâmpada incandescente. Conta seu anedotário biográfico que, após muitos experimentos mal sucedidos, um seu colaborador quis desistir do empreendimento e Edison teria comentado: "Por que desistir agora, se já sabemos muitos modos de como não fazer uma lâmpada? Estamos mais próximos de saber como fazer uma lâmpada". 

Os insucessos foram, assim, servindo de trampolim para o sucesso de sua busca. O insucesso, neste contexto, não significa erro; ao contrário, serve de ponto de partida para o avanço na investigação ou na busca da satisfação de uma necessidade prática utilitária. (LUCKESI, 1995, p. 56 - 57)


A partir do quadro apresentado na leitura complementar da aula 4 (anexado abaixo), vamos refletir sobre os tipos de avaliações apresentadas - diagnóstica, formativa e somativa. Qual, na sua opinião, pode ser considerada a mais importante? Como proporcionar uma forma de avaliação que diminua as chances de erro na prática escolar?


Aguardo pelas publicações!


PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
 Modalidade (tipo)
Função
Propósito (para que usar)
Época (quando aplicar)
Diagnóstica
Diagnosticar
- Verificar a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens. - Detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar suas causas.
Início do ano ou semestre letivos, ou no início de uma unidade de ensino.
Formativa
Controlar
- Constatar se os objetivos foram alcançados. - Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem.
Durante o ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino e aprendizagem.
Somativa
Classificar
- Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos.
Ao final de um ano ou semestre letivos, ou ao final de uma unidade de ensino.

Ao estudar a lição IV, percebo que não existe aluno ruim; existe professor ruim.

Explico: O aluno sobrevive de notas e nelas está focado para alcançar com êxito a conclusão de uma formação. É um método a avalição objetiva -quantitativa-conceitual, mas será que traduz a ocorrência da aprendizagem? Quem nunca “colou” na vida? Quem foi enganado no processo ensino e aprendizagem? Com certeza o aprendiz.

Ser testado, avaliado, rotulado aprovado ou reprovado são palavras que traduzem o atual processo de avaliação que se pratica na maioria esmagadora das escolas brasileiras. É um reflexo condicionado da pedagogia nacional: o professor no comando de aulas em salas alinhadas e lotadas, conteúdos ministrados com determinada finalidade, avaliações realizadas e pronto o sistema fica satisfeito. É um jeito de enquadrar todo mundo, ou seja, sistematizar o ensino.

Mas será que o aprendizado ocorre em sua totalidade conforme o proposto nos planejamentos pedagógicos?  Como sabermos? A vida mostra-se como avaliação do aprendizado, pois afinal, ensina-se as pessoas para a vida em sociedade e nela serem produtivas  de um modo saudável. Penso que temos muito o que aprender...

Outrossim, destaco da aula IV  dois trechos:

“É sabido que o erro faz parte do processo de aprendizagem e que tem um lugar importante na construção do conhecimento. Porém, não se deve confundir erro com negligência, falta de compromisso, irresponsabilidade, desatenção. Não podemos, como professores, aceitar a negligência ou o descuido naquilo que se ensina, no modo como se ensina e também, por parte do aluno, no modo como aprende, ou seja, a falta de compromisso com o aprendizado, com a profissão que mais tarde exercerá. O erro sim, esse ocorrerá.”

“Na prática avaliativa, ao deparar-se com o uma situação de erro, o professor é instado a culpar o aluno e puni-lo com uma nota baixa, sem fazer as correções do processo, dos erros cometidos. Isso faz com que o aluno permaneça na mesma situação em que se encontrava, agora com o estigma de incompetente.”

Finalizo defendendo que errar faz parte da condição humana; somos limitados em muitos aspectos. Contudo, aquilo que parece impossível, tornar-se possível ao se materializar por ação da mão humana como resultado de seu intelecto. Em vista disso, faz parte também da condição humana a superação de seus limites e, esta superação ocorre por meio de uma real aprendizagem.

Entre as opções apresentada, acredito que esta seja a mais adequada:

Formativa
Controlar
- Constatar se os objetivos foram alcançados. - Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem.
Durante o ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino e aprendizagem.

Penso que o docente se faz mais próximo do discente.

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