Diz-se
que Thomas Edison fez mais de mil experimentos para chegar ao bem sucedido na
descoberta da lâmpada incandescente. Conta seu anedotário biográfico que, após
muitos experimentos mal sucedidos, um seu colaborador quis desistir do
empreendimento e Edison teria comentado: "Por que desistir agora, se já
sabemos muitos modos de como não fazer uma lâmpada? Estamos mais próximos de
saber como fazer uma lâmpada".
Os insucessos foram, assim, servindo de trampolim para o sucesso de sua busca.
O insucesso, neste contexto, não significa erro; ao contrário, serve de ponto
de partida para o avanço na investigação ou na busca da satisfação de uma
necessidade prática utilitária. (LUCKESI, 1995, p. 56 - 57)
A partir do quadro apresentado na leitura complementar da aula 4 (anexado
abaixo), vamos refletir sobre os tipos de avaliações apresentadas -
diagnóstica, formativa e somativa. Qual, na sua opinião, pode ser considerada a
mais importante? Como proporcionar uma forma de avaliação que diminua as
chances de erro na prática escolar?
Aguardo pelas publicações!
PLANEJAMENTO
E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Modalidade (tipo)
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Função
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Propósito
(para que usar)
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Época
(quando aplicar)
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Diagnóstica
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Diagnosticar
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- Verificar
a presença ou ausência de pré-requisitos para novas aprendizagens. - Detectar
dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar suas causas.
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Início do
ano ou semestre letivos, ou no início de uma unidade de ensino.
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Formativa
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Controlar
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- Constatar
se os objetivos foram alcançados. - Fornecer dados para aperfeiçoar o
processo ensino e aprendizagem.
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Durante o
ano letivo, isto é, ao longo do processo ensino e aprendizagem.
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Somativa
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Classificar
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-
Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo
com níveis de aproveitamento estabelecidos.
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Ao final de
um ano ou semestre letivos, ou ao final de uma unidade de ensino.
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Ao estudar a lição IV,
percebo que não existe aluno ruim; existe professor ruim.
Explico: O aluno sobrevive
de notas e nelas está focado para alcançar com êxito a conclusão de uma
formação. É um método a avalição objetiva -quantitativa-conceitual, mas será
que traduz a ocorrência da aprendizagem? Quem nunca “colou” na vida? Quem foi
enganado no processo ensino e aprendizagem? Com certeza o aprendiz.
Ser testado, avaliado,
rotulado aprovado ou reprovado são palavras que traduzem o atual processo de
avaliação que se pratica na maioria esmagadora das escolas brasileiras. É um
reflexo condicionado da pedagogia nacional: o professor no comando de aulas em
salas alinhadas e lotadas, conteúdos ministrados com determinada finalidade,
avaliações realizadas e pronto o sistema fica satisfeito. É um jeito de
enquadrar todo mundo, ou seja, sistematizar o ensino.
Mas será que o aprendizado
ocorre em sua totalidade conforme o proposto nos planejamentos pedagógicos? Como sabermos? A vida mostra-se como avaliação
do aprendizado, pois afinal, ensina-se as pessoas para a vida em sociedade e
nela serem produtivas de um modo
saudável. Penso que temos muito o que aprender...
Outrossim, destaco da aula
IV dois trechos:
“É sabido que o erro faz parte do processo de aprendizagem e
que tem um lugar importante na construção do conhecimento. Porém, não se deve
confundir erro com negligência, falta de compromisso, irresponsabilidade,
desatenção. Não podemos, como professores, aceitar a negligência ou o descuido
naquilo que se ensina, no modo como se ensina e também, por parte do aluno, no
modo como aprende, ou seja, a falta de compromisso com o aprendizado, com a
profissão que mais tarde exercerá. O erro sim, esse ocorrerá.”
“Na prática avaliativa, ao deparar-se com o uma situação de
erro, o professor é instado a culpar o aluno e puni-lo com uma nota baixa, sem
fazer as correções do processo, dos erros cometidos. Isso faz com que o aluno
permaneça na mesma situação em que se encontrava, agora com o estigma de
incompetente.”
Finalizo defendendo que errar
faz parte da condição humana; somos limitados em muitos aspectos. Contudo,
aquilo que parece impossível, tornar-se possível ao se materializar por ação da
mão humana como resultado de seu intelecto. Em vista disso, faz parte também da
condição humana a superação de seus limites e, esta superação ocorre por meio de
uma real aprendizagem.
Entre as opções apresentada,
acredito que esta seja a mais adequada:
Formativa
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Controlar
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- Constatar se os objetivos
foram alcançados. - Fornecer dados para aperfeiçoar o processo ensino e
aprendizagem.
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Durante o ano letivo, isto é,
ao longo do processo ensino e aprendizagem.
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Penso que o docente se faz mais próximo do discente.
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