sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Planejamento e Avaliação da Aprendizagem – Aula VIII


Etapas da avaliação

Esta aula tem por objetivos levar o aluno a compreender as etapas da avaliação considerando o contexto apresentado. Pretende também mostrar o conceito de avaliação do rendimento escolar contemplado no artigo 24, inciso V da Lei nº 9394/96. Por fim, o aluno deverá estar apto a contrastar aspectos qualitativos e aspectos quantitativos no processo avaliativo.

A avaliação envolve fases ou etapas contínuas, desde a definição dos objetivos até a análise dos resultados obtidos, visando tomar decisões voltadas para o desenvolvimento do educando e melhoria do processo ensino e aprendizagem.

Temos que estar atentos para as dimensões da avaliação. Ela não tem apenas um caráter técnico, de verificar, mensurar ou classificar os resultados.

É impossível falar em um processo de avaliação, em etapas da avaliação, sem considerarmos a sua perspectiva ética, sem percebermos as determinações a que está submetida, os valores que a fundamentam, o projeto pedagógico em que a avaliação se insere.

Avaliar pressupõe definir objetivos, princípios e implica o compromisso e competência dos professores na definição e alcance dos mesmos.

A avaliação deve desenvolver-se de forma contínua, deve ser observado o seu caráter processual que significa acompanhar o processo de construção do conhecimento e de formação integral do educando, não pode ser utilizada estanque do processo ensino e aprendizagem. Faz parte de uma dinâmica mais ampla, a da prática educativa, tendo como finalidade o crescimento de todos os envolvidos no processo educativo, é intervir pedagogicamente para promover a aprendizagem de todos, é ajudar o aluno a se constituir como sujeito.

Nesse contexto, não cabem comparações, mas avaliar o aluno considerando o seu próprio processo de desenvolvimento, considerando que a escola não existe para decretar fracassos, mas para promover aprendizagens. Deve-se considerar também que a avaliação não se destina à classificação, mas ao diagnóstico, ao despertar no aluno o prazer de aprender, que segundo Luckesi:

[...] desaparece quando a aprendizagem é reduzida a provas e notas; os alunos passam a estudar “para se dar bem na prova” e para isso têm de memorizar as respostas consideradas certas pelo professor. Desaparecem o debate, a polêmica, as diferentes leituras do mesmo texto, o exercício da dúvida e do pensamento divergente, a pluralidade. A sala de aula se torna um pobre espaço de repetição, sem possibilidade de criação e circulação de novas idéias. (LUCKESI, 1995, p. 41).

No contexto do que foi abordado anteriormente serão apresentadas a seguir as etapas da avaliação:

• Definição dos objetivos: supõe a determinação dos resultados que pretendemos alcançar com o processo de ensino. Para melhor entendimento será apresentado um texto ilustrativo.

“No princípio Deus criou os céus e a terra e, ao observar o que havia feito, disse”:

- Vejam só como é bom o que fiz!

E esta foi a manhã e a noite do sexto dia.

No sétimo dia Deus descansou. Foi então que o seu anjo arcanjo veio e lhe perguntou:

- Senhor, como sabe se o que criou é bom? Quais são os seus critérios? Em que dados baseia o seu juízo? Que resultados, mais precisamente, o Senhor estava esperando? O senhor por acaso não está envolvido demais em sua criação para fazer uma avaliação desinteressada?

Deus passou o dia pensando sobre estas perguntas e à noite teve um sono bastante agitado. No oitavo dia Deus falou:

- Lúcifer vá para o inferno!

E assim nasceu, iluminada de glória, a avaliação”. (FREITAS, 2002, p. 120).

Perguntas vexatórias, mas indispensáveis para que pretende avaliar:

Como é que o Senhor sabe se o que produziu é bom? Quais são os seus critérios? Seus parâmetros de avaliação?

Pressuposto básico da avaliação: definição dos objetivos. É preciso que os critérios sejam explicitados, claros. Caso contrário, faltarão parâmetros para a análise dos dados coletados, para o diagnóstico da realidade. Os objetivos não podem ser arbitrariamente definidos, mas sim, relevantes, essenciais para o desenvolvimento do educando, imprescindíveis para as aprendizagens futuras do mesmo.

Pressuposto básico da avaliação: definição dos objetivos. É preciso que os critérios sejam explicitados, claros. Caso contrário, faltarão parâmetros para a análise dos dados coletados, para o diagnóstico da realidade. Os objetivos não podem ser arbitrariamente definidos, mas sim, relevantes, essenciais para o desenvolvimento do educando, imprescindíveis para as aprendizagens futuras do mesmo.

Seleção de procedimentos de avaliação: diante da grande variedade de instrumentos disponíveis para avaliar, há que selecionar os mais adequados considerando, para isso, os objetivos que se pretende avaliar:

- O que avaliar?

a apropriação de conteúdos relevantes:

- São adequados?

- São pertinentes tendo em vista a missão institucional?

• Diagnóstico: consiste na apreciação quanto à desejabilidade do resultado obtido:

- Comprovar se os resultados desejados foram alcançados.

BB- Verificar até que ponto as metas previstas foram atingidas.

BB- Identificar as dificuldades de aprendizagem, tentando compreender suas possíveis causas.

B• Tomada de decisão: a partir das análises dos resultados, visando aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem:

BB- Função de realimentação do processo de ensino.

BB- Replanejamento do trabalho do professor, visando corrigir eventuais falhas.

BB- Perguntas que o professor poderá fazer a si mesmo:

BBBa) Como poderá motivar mais seus alunos?

BBBb) Sua linguagem está clara, adequada aos alunos?

BBBc) Suas explicações estão sendo compreendidas?

BBBd) Os instrumentos de avaliação utilizados exigem informações memorizadas, ou avaliam o que o aluno é capaz de fazer com o conhecimento, com os conceitos, com as informações adquiridas?

BB- Os resultados das avaliações devem ser usados para aprimorar a educação. O professor deve informar ao aluno sobre o seu desempenho, fazendo-o compreender seus avanços e suas falhas, e dando-lhe orientações necessárias para progredir, para recuperar o que foi perdido.

A avaliação e a nova lei de diretrizes e bases da educação

Para melhor entendimento, transcrevo abaixo o artigo da LDB nº 9.394/96 ao qual irei me referir nesta aula:

Art. 24 - inciso V – a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

a) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (LDB nº 9.394/96)

Os aspectos qualitativos a que se refere a Lei são os referentes à aprendizagem, tais como: desenvolvimento do raciocínio, autonomia, criticidade, percepção dos problemas sociais, capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos apresentados, entre outros.

A ênfase a sua prevalência quer significar, segundo a LDB, que mais importam para o desenvolvimento integral do educando esses aspectos do que a quantidade de informações memorizadas e reproduzidas durante as avaliações realizadas.

Significa dizer que não se deve só avaliar o que o aluno sabe, o que foi decorado, memorizado, o acúmulo de conhecimentos, mas sim avaliar o que ele é capaz de fazer a partir da informação, a partir do conhecimento adquirido.

Avaliação qualitativa diz respeito a habilidades, embora não se possa desconsiderar o fato de que as mesmas não se desenvolvem no vazio, o conhecimento é o substrato, é a matéria prima das habilidades
.

Algumas considerações

• Os resultados da avaliação não devem ser meios de aterrorizar e sim desenvolver o espírito de autocrítica e motivação da superação das dificuldades.

B• O professor deve:

BB- selecionar e/ou construir instrumentos de avaliação compatíveis com os objetivos a serem alcançados.

BB- No processo avaliativo privilegiar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

BB- Avaliar respeitando as características cognitivas dos alunos.

BB- Respeitar os diferentes tempos e jeitos de aprender.

B• A avaliação só existe numa perspectiva de mudança e isso está relacionado ao que se espera alcançar, com os objetivos propostos.

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