No fórum de hoje, vamos refletir um
pouco sobre os percursos do processo educativo. Para tanto, lembremos de algum
filme sobre o assunto, relacionando-o com um aspecto abordado no conteúdo das
aulas 6 e 7. Depois façamos um breve resumo do mesmo, comentando a relação da
película com o tema abordado, desde a apresentação da situação-problema até as
mudanças necessárias ao aprendizado.
Indicação de Filmes (vocês podem escolher outros, se desejarem):
A Invenção da Infância, de Liliana Sulzbach;
A Língua das Mariposas, de José Luis
Cuerda;
Ao Mestre com Carinho, de James
Clavell;
Entre os Muros da Escola, de Laurent
Cantet;
Mr. Holland - Adorável Professor, de
Stephen Herek;
Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim;
Ser e Ter, de Nicolas Philibert;
Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter
Weir;
Vermelho como o Céu, de Cristiano
Bortone.
A sessão já vai começar. Aguardo pelas publicações!
Filme: Gênio Indomável
Resenha:
Matt Damon é Will Hunting,
um jovem humilde, porém brilhante. Nunca esteve numa universidade e vive de
pequenos trabalhos, mesmo assim é capaz de citar fatos históricos e resolver
complicadas equações matemáticas. Quando seu brilhantismo é descoberto por um
professor da universidade onde trabalha como servente, Will tem a sua chance.
Mas antes precisará livrar-se de uma ordem de prisão. Sua única esperança é
Sean McGuire (Robin Williams), um professor universitário e terapeuta que o
admira e compreende o que é lutar por seu espaço na vida.
Publicação: Por que é tão difícil mudar uma cultura
escolar?
Porque há o choque de
gerações sem dúvida. As mais recentes estão abertas a nova forma de
aprendizado, enquanto as mais antigas precisam reaprender, atualiza-se, para
poder estar no mundo, hoje globalizado, de acesso rápido a informação sem que
haja o necessário aprofundamento.
As informações são muitas e
acumulam-se, o que causa tensões e transtornos. Analise melhor as depressões, os
estresses, os déficits de atenção, as hiperatividades, o consumismo não
consciente, o individualismo, a ética em decadência, o descartável, a
competitividade que se fazem presente no mundo contemporâneo da pós-modernidade.
Verá a origem neste excesso de informação que as novas tecnologias e mídias
disponibilizam para as pessoas.
Aqueles que não estão
conectados, se sentem totalmente excluídos do mundo, como se estivessem fora do
texto e contexto, muitas vezes sem saber o porquê. Não conseguem acompanhar,
pois a informação não tem fim: é um “link” que leva a outro, e a outro, e assim
sucessivamente. Isso gera ansiedade, gera tensão. Daí, os transtornos de
comportamento.
Por isso, precisamos estar
atentos para não termos distúrbios comportamentais e saber fazer alianças tanto
da nova forma de aprendizado que faz uso da cultura virtual e do ambiente
virtual de aprendizado, quanto da antiga forma que faz uso da sala de aula, dos
livros didáticos e da pesquisa em bibliotecas.
Dessa forma, os docentes não só precisam trabalhar a pluralidade e o
diferente, bem como precisam assumir o papel também de orientador no uso das
novas tecnologias e mídias, para que haja uma forma saudável de acesso e
utilização das mesmas, que devem servir como instrumentos de aprendizagem,
pesquisa e aprofundamento, tudo dentro de um tempo semântico necessário para
que a informação se solidifique na memória dos aprendizes.
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